Fique tranquilo, seu email está completamente SEGURO conosco.

Atendimento humanizado x atendimento automático

Cento e Vinte 04/01/2019 Nenhum comentário Atração
  • Compartilhe:

Quem quer alcançar os melhores resultados em um negócio precisa cuidar de seu atendimento.

Muito mais do que um tira-dúvidas, ele é um elo de ligação entre a empresa e o potencial consumidor.

Assim, um atendimento pode ser o responsável por converter e até fidelizar um cliente, quando bem realizado, ou caso contrário, se o potencial cliente não tiver suas dúvidas resolvidas, há grandes chances de a venda ser perdida.

E, dentre as opções, qual seria a melhor: atendimento humanizado ou atendimento automático?

O que é o atendimento humanizado?

O atendimento humanizado é aquele realizado por seres humanos.

Ou seja, caso um consumidor entre em contato com a sua empresa ele travará um diálogo com uma pessoa, e não com uma máquina.

Embora esse seja o método tradicional, fica clara a importância de se adaptar aos novos tempos e às novas tecnologias.

Se hoje mais do que clientes é preciso ter fãs, o atendimento humanizado é capaz de assumir um papel estratégico para esse objetivo.

É preciso contar com profissionais que tenham conhecimento técnico sobre seu produto ou serviço, mas que, também, tenham empatia e proatividade de mostrar que está lá para ajudar.

Se não houver a capacidade de ouvir e compreender as dores daqueles que procuram atendimento, a conexão entre as partes não será formada.

Há, ainda, a necessidade de agir de forma rápida para encontrar soluções efetivas aos problemas abordados de modo a satisfazer o cliente.

 

O que é o atendimento automático?

O atendimento automático se trata de uma solução que elimina a necessidade de contar com uma pessoa realizando a tarefa.

Para isso, são usados os chatbots, nos quais são programadas interações que ocorrem de forma automática de acordo com as ações dos usuários.  

Assim, se alguém quer saber a forma de pagamento e pergunta a esse tipo de atendimento, recebe uma resposta padrão.

O atendimento automático é bastante útil para solucionar dúvidas frequentes, mas, ainda, é limitado.

Apesar de que, com o aperfeiçoamento da inteligência artificial, muitos canais automáticos nos surpreendam com a tecnologia avançada.

Por exemplo receber uma ligação que você acha, a princípio, ser um humano a conversar com você, que reconhece a sua voz, se comunica com voz humanizada, até, depois de alguns segundos, você perceber se tratar de uma gravação.

É surpreendente o que a tecnologia é capaz!

E, assim, o atendimento automático é tido como o futuro para as organizações. As máquinas seriam capazes de resolver os questionamentos de consumidores e haveria redução de custos por, por exemplo, não necessitar contratar uma pessoa para essa função.

Com o passar do tempo, porém, as empresas compreenderam a importância de manter um atendimento humanizado.

Porque só com um atendimento realizado por humanos é capaz de, realmente, entender o que o cliente quer, qual é realmente a necessidade dele, além de, também, a pessoa querer ser atendida por uma outra pessoa para sentir que a empresa se importa com ela, e não falar com uma máquina.

Assim, a experiência do consumidor se torna melhor devido a sua satisfação e ele tem maiores chances de se tornar um cliente fidelizado.

Então, para decidir qual o melhor tipo de atendimento é ideal para sua empresa, é preciso analisar suas necessidades e como você utiliza essas ferramentas, que podem, até mesmo, serem combinadas em seu site, conforme sua demanda ou para testar qual melhor se encaixa para manter o relacionamento com seu cliente.

Gostou deste artigo? Acompanhe nossas redes sociais para ter acesso a mais dicas de marketing digital.

Que a força esteja com você!

Até a próxima!

Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br