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Quais os perfis de jogadores na gamificação?

Cento e Vinte 18/01/2019 Nenhum comentário Atração
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A gamificação é uma técnica que traz os conceitos de games para o “mundo real”, de modo a possibilitar a fidelização de clientes, com uma maior interação entre marcar e público.

Ou, quando falamos sobre o universo corporativo, busca o engajamento entre funcionários.

Ambos os focos utilizam um sistema de recompensas para incentivar e motivar esses jogadores.

Assim, independentemente da finalidade, se mostra como uma boa saída para alavancar os resultados de uma empresa.

Já falamos sobre gamificação em nosso blog. Entenda melhor sobre essa ferramenta aqui.

Para dar continuidade ao tema. Vamos falar mais sobre quais são os principais perfis dos jogadores e como apresentar uma estratégia de marketing utilizando a gamificação na prática.

Os 4 perfis dos jogadores na gamificação
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O pesquisador britânico Richard Allan Bartle foi a fundo no estudo sobre gamificação e classificou os jogadores em quatro tipos principais.

São eles: assassinos (killers), conquistadores (achievers), socializadores (socialites) e exploradores (explorers).

O perfil dos assassinos inclui aqueles que buscam a competição e vivem pela disputa. Seu grande objetivo é prosperar vencendo outros jogadores.

Os conquistadores são os jogadores que buscam destaque e alguma recompensa. Como principal objetivo está serem os melhores e acumular pontos.

Quanto aos socializadores, a diversão em grupo e a aposta no prazer de jogar com outras pessoas apenas pela companhia são o que esse perfil busca principalmente.

Os exploradores, por sua vez, buscam descobrir e entender o máximo possível do jogo. Seus interesses envolvem a história, a formatação e tudo mais que envolve entender o game.  

Mas como saber identificar cada perfil?

Tem um quizz on-line disponível aqui que pode ajudar a fazer essa divisão.

Gamificação na prática

Para colocar em prática a gamificação, é preciso pensar em algumas estratégias básicas.

Para começar é associar os perfis de jogadores ao seu público.

Você pode fazer isso utilizando o estudo de persona e, assim, descobrir como trabalhar com eles e adaptar sua estratégia de marketing a esse comportamento e hábitos e, claro, ao jogo.

Depois é necessário trabalhar na criação das regras, que devem ser objetivas, claras, fáceis de assimilar e imutáveis.

Assim, deve-se pensar no objetivo principal para o jogador, como receber descontos, pontos e até mesmo recompensas de premiações reais para os primeiros colocados, por exemplo.

E também trabalhar com resultados semanais ou diários. Isso ajuda a manter o estímulo e o foco no jogo.

Utilize as redes sociais para promover a interação entre marca e público e, também, entre jogadores.

Promova, também, o estímulo entre os participantes para continuarem até o fim do jogo.

Então, pense em estratégias que façam o jogo continuar, estimule a competitividade saudável que faça o jogador querer ser o vencedor, passar na frente de outro e se sentir vitorioso, mesmo que por tempo limitado.  

Nesse momento o contato com a marca deve permanecer, porque, do contrário, pode desestimular seu público.

Não se esqueça que para se caracterizar como gamificação é preciso ter esforço dos competidores dentro desse jogo de conquistas e recompensas.

E o que sua marca ganha com a gamificação?

Dentre os resultados estão a interação e aproximação de sua marca com o consumidor. Não somente os jogadores, mas os que acompanham de fora também.

Com as técnicas de gamificação as ações de marketing podem ser feitas de uma maneira dinâmica e mais eficaz, de modo a chamar mais atenção dos clientes.  

Isso estimula a curiosidade e a vontade de querer participar de novos desafios. Ou mesmo que consumir seus produtos ou serviços.

Assim seu público sente que tem voz e que sua marca se importa com ele e com o que ele quer.

Como consequência, a imagem de sua marca, empresa ou produto ganha forças entre os consumidores e no mercado (concorrentes).

E isso resulta em uma maior possibilidade de fidelização do cliente.  

E sua empresa? Está pronta para entrar no jogo?

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas de marketing para sua empresa.

Que a força esteja com você!

Até a próxima!

Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br