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O que é automação de marketing? #2

Cento e Vinte 06/09/2018 Nenhum comentário Nutrição
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Se você acompanha nosso blog com certeza já sabe que o marketing digital é fundamental para as empresas que querem alcançar o sucesso.

O ambiente digital cada vez faz mais parte de nosso dia a dia e as marcas precisam estar onde está seu público.

São diversas as vantagens de trabalhar com o marketing on-line, entre elas a possibilidade de automação.

Com a automação de marketing é possível atingir potenciais clientes em grande escala e de forma personalizada.

cento-e-vinte-o-que-e-automacao-de-marketing (1)Mas, afinal, o que é automação de marketing?

A automação de marketing é a prática de utilizar softwares e outras soluções tecnológicas para agir em escala que permitem identificar, acompanhar e agir junto ao seu público de forma personalizada.

Como resultado, há uma melhora nos relacionamentos com seus leads e clientes e, consequentemente, reverte-se em um maior volume de vendas.

Ou seja: a automação é uma de suas aliadas mais poderosas no mundo do marketing digital.

Quando pensamos em uma rotina de marketing é possível compreender melhor o poder e benefícios dessa prática.

A automação e a rotina de marketing

Vamos supor que sua empresa tenha que toda semana publicar um novo conteúdo no blog com o objetivo de atrair novos visitantes, além de nutrir os que já acessam sua página.

Para uma maior efetividade nos resultados e no alcance, você precisa divulgar esse post nas redes sociais e gerenciar essas ferramentas.

Como se não bastasse é preciso realizar a captura de leads que serão repassados à equipe de vendas, “pescando” e-mails com a oferta de newsletter, e-mail marketing, e-book, webinar ou outra ação que faça parte de sua estratégia de inbound marketing.

Só que nem todos os leads estão no mesmo estágio da jornada de compras, o que obriga a produção de conteúdos variados para qualificá-los.

Além, é claro, de ser necessário colher mais informações para que o time de vendas possa entrar em contato.

Com as informações em mãos, uma parte dos leads estará pronta para a decisão de compra e o contato do vendedor. Outra precisará passar por um ciclo de nutrição.

Por fim, ainda é necessário mensurar e analisar os resultados e afinar a estratégia a fim de gerar maior retorno.

A depender da empresa esses são apenas alguns dos processos!

Para facilitar todos esses processos por que não se fazer valer de toda tecnologia disponível para a gente e utilizar ferramentas que facilitam nosso trabalho e aumentam a assertividade do marketing?

Ferramentas de automação

As ferramentas de automação de marketing são softwares e programas que auxiliam no desenvolvimento da estratégia no dia a dia.

Como exemplo temos o RD Station, Hubspot, Mailchimp e o LeadLovers, mas você pode encontrar outras que atendam suas necessidades.

Com elas é possível, por exemplo, agendar postagens, disparar e-mails baseados em dados e informações de contato, avaliar potenciais clientes, mensurar resultados etc.

Praticamente todos os processos necessários para uma estratégia de marketing eficiente podem ser automatizados.

Em uma ação de inbound marketing, por exemplo, não é preciso esperar o dia determinado em seu calendário, composto em seu planejamento de marketing digital, para realizar a publicação ou o disparo de um conteúdo.

É possível realizar a programação, facilitando, inclusive, o próprio planejamento e a prática das ações.

Algumas dessas ferramentas oferecem, ainda, um sistema de CRM (customer relationship management, ou gestão de relacionamento com o cliente).

Como o nome já diz, facilita seu contato, interação e gerenciamento de leads e clientes de modo a garantir que suas dúvidas e necessidades são atendidas prontamente, bem como facilitar a elaboração de relatórios, com dados relevantes sobre cada ação, ao agrupar funções em um mesmo espaço.

E os benefícios que a automação de marketing proporciona?

Para as empresas que necessitam gerenciar uma série de ações e contato, os benefícios trazidos pela prática são claros.

Afinal, a automação, por organizar dados em um mesmo, facilita o trabalho do dia a dia e traz ganhos consideráveis em produtividade e permite estratégias mais assertivas.

Mesmo para empresas pequenas ou que estão começando a desbravar o mundo digital a opção é interessante.

Outros benefícios trazidos pela automação de marketing que podemos destacar:

  • Maior geração de leads;
  • Maior geração de oportunidade de vendas;
  • Redução no ciclo de vendas;
  • Redução no custo de aquisição do cliente.

Ou seja, no inbound marketing e no marketing digital no geral, a automação é a prática que irá alavancar seus resultados.

E tudo isso ao mesmo tempo que facilita e direciona o trabalho dos profissionais especializados.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas de marketing para seu negócio.

Que a força esteja com você!

Até a próxima!

Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br