Qual a diferença entre marketing omnichannel, multichannel, crossmídia e transmídia?

As mídias são a forma de divulgação mais presente. E hoje temos diversas opções diferentes de modo a ser capaz de atingir o maior número de pessoas em um maior espaço, seja on-line ou off-line.

Há, inclusive a possibilidade de utilizar mais de um canal de uma vez, fazendo uma mescla.

Assim, sua estratégia fica mais completa e seu objetivo mais fácil de ser alcançado.

E, dentro dessas possibilidades de mesclar as mídias, há diferentes formas. E é isso que vamos falar aqui neste texto.

Confira!

Marketing omnichannel, multichannel, crossmídia e transmídia: estratégias para atingir seu público

Todos esses são conceitos muito parecidos, porém cada um tem a sua peculiaridade que os tornam distintos.

Para especificar cada diferença, vamos falar de forma resumida as principais características de cada um.

  • Marketing omnichannel

Essa é a tática mais moderna de atendimento a qual uma empresa é capaz de estar presente, quando possível, em todos os canais de venda.

Nessa lista entram shoppings, lojas físicas, e-commerce, redes sociais, aplicativos, marketing tradicional, Google, entre outros.

Embora tenha a mesma característica do crosschannel (canal cruzado), ou seja, encontra-se em diversos canais, o cliente tem a possibilidade de fazer sua compra em mais de um ponto de venda, no marketing omnichannel, o consumidor interage, ao mesmo tempo, em várias plataformas.

Um exemplo que podemos citar é um consumidor que visita uma loja física e, por meio de tablets disponibilizados na loja, ele pode consultar informações sobre o produto que ele tem interesse de adquirir.

  • Multichannel

Também chamado de multicanal, é a plataforma que permite ao cliente fazer uma compra por telefone, e-mail, e-commerce, aplicativos ou lojas físicas.

Basta pensar nos serviços oferecidos pelos bancos. O correntista tem a possibilidade de realizar uma operação pelo celular (aplicativo), via telefone, pela internet no home banking ou presencialmente.

Em todos os canais o cliente pode realizar qualquer transação sem que precise se deslocar para um outro canal.

  • Crossmídia

Originária do termo inglês crossmedia (atravessar ou cruzar), essa técnica conduz um conteúdo por inúmeras mídias sem alteração no formado.

Ao pé da letra, podemos dizer que é um cruzamento de mídias. Pode ser rádio, TV, revista, mobile, redes sociais diversas etc.

O objetivo é alcançar o público-alvo sem que a temática seja modificada, ou seja, sem alterações na mensagem enviada entre os diversos meios utilizados.

Isso quer dizer que a mesma mensagem é utilizada nos diversos canais.

Aqui os meios se completam para levar a mensagem ao maior número de pessoas que têm interesses e usam canais diferentes.   

Para exemplificar, podemos citar uma partida de um jogo que é transmitida na TV, no rádio e na internet. Cada um com seu locutor e comentarista.

  • Transmídia

Também retirada da língua inglesa, transmedia (além da), a transmídia usa vários meios para difundir conteúdos diversos. Nesse método é o conteúdo que se destaca.

Mas é importante que todos os recursos utilizados para a divulgação se complementem. Aqui o público terá acesso a apenas parte da mensagem, caso use apenas um dos meios.

É como se um meio fortalecesse o outro.

E é nisso que se difere da crossmídia. O conteúdo em cada canal é diferente.

Como exemplo podemos citar uma postagem no Facebook, Instagram ou Twitter que coloca um link de um vídeo no YouTube para você entender melhor um assunto.

Se citarmos o jogo novamente, na TV ele é narrado com todos os lances, na internet há a opção da descrição por escrito com os principais lances, sem uso de imagens, e no rádio, há programas que entrevistam jogadores nos bastidores dos jogos, comentam os jogos, mas não narram.

Para saber mais sobre transmídia, acesse aqui.

Agora que você já sabe um pouco sobre cada termo, que tal incluí-los em sua estratégia de marketing digital? Eles só têm a somar.

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Que a força esteja com você!

Até a próxima!

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