Fique tranquilo, seu email está completamente SEGURO conosco.

O Spotify como ferramenta de Marketing

Cento e Vinte 17/06/2016 Nenhum comentário Atração
  • Compartilhe:

blog

Foi-se a época em que a música, como conceito de marketing, se resumia a jingles! Saiba como o Spotify pode ajudar a sua empresa a se aproximar do seu target, pescando um peixe pelo ouvido!

A música é parte fundamental para o desenvolvimento da maioria dos seres humanos. Não à toa técnicas de aprendizado, formação de grupos de interesse e até mesmo terapias, utilizam esta arte como uma ciência exata de alta eficácia.

Assim sendo, é fácil concluir que até mesmo quem não ouve música todos os dias, pensa em música todo dia! Seja pela mensagem, pela melodia ou até mesmo pela coreografia, nós, ouvintes e cantantes, fazemos da arte de Bethoven, um estilo de vida e de motivação.

A música está diretamente relacionada com o sentimento de prazer e, até por isso, temos a mania de sentimentalizar canções como “vou me casar ao som de” ou “esta eu gosto de escutar enquanto estou caminhando”. Com este embasamento, seríamos ousados se não te contássemos que a junção de streamings de áudios e planejamento estratégico de marketing, podem fazer a sua empresa chegar à batida perfeita.

Como o usar o Spotify como ferramenta de marketing?

Com o Spotify é possível você avaliar os gostos musicais do seu público alvo, afunilando a sua pesquisa através de filtros de dados como: idade, idioma, região, gênero, tipo de dispositivo e estilo de playlists. Além disso, você pode segmentar o seu anúncio de áudio para ser ouvido por pessoas que tenham interesses em comum com o seu nicho de atuação, ou seja, uma empresa de marmitex fit, por exemplo, pode direcionar os seus spots para playlists com classificações como “músicas para se ouvir na academia”. É falar o que eles querem ouvir!

Dentro do Spotify é possível que você trabalhe a sua publicidade das seguintes formas:

  • Vinhetas durante a programação musical para quem não é assinante;
  • Exibição de vídeos;
  • Exibição de banners;
  • Playlists de música.

O Spotify possui versões paga e gratuita, tanto para o usuário como para o anunciante, e trabalhar conteúdos orgânicos é simples, basta você caprichar na sua pesquisa de target e na formação da sua playlist, com foco em atrair seguidores potenciais.

[bctt tweet=”Diga o que o seu público quer ouvir, saiba como usar o Spotify como ferramenta de marketing!” username=””]

Please don’t stop the music

Como fator adjunto à estratégica de usar o Spotify como ferramenta de marketing, entra a questão prazerosa que a música proporciona – como falamos no terceiro parágrafo deste post. Diferentemente da televisão, a música te permite um pensamento livre e sentimentos ímpares, o que faz com que cada vez mais o hábito de “curtir um som” seja associado a fatores como produtividade, criatividade e meditação.

E para não dizer que isto é papo de marketeiro, fizemos uma enquete interna aqui na Cento e Vinte, perguntando aos nossos amigos-colaboradores “como a música melhora o seu dia-a-dia”. Também pedimos para que cada um deles indicasse três sons que os inspiram durante as suas atividades aqui na agência!

O trabalho ficou tão legal, que o nosso redator, Filipe Hengler, criou a nossa própria playlist no Spotify e que você também pode seguir:

É como disse Oswaldo Montenegro “quem não ouve a melodia acha maluco quem dança”.

Depoimentos

_MG_47311

Clarissa (Audiovisual) – A música move as pessoas, deixa a VIDA mais LEVE. Música combina com cada momento seja triste ou feliz, tê-la no dia a dia, faz com que a rotina fique mais colorida.

_MG_474711

Filipe (Redação) – Quando coloco o meu fone de ouvido, mergulho na tela do computador e as páginas brancas do Word se tornam um oceano de palavras! Poder ouvir música enquanto estou trabalhando é libertador e claramente benéfico, sendo que eu tenho CERTEZA que o meu trabalho RENDE muito mais.

_MG_47161

Priscila(Atendimento) – A música reflete o meu estado de espírito e aguça a minha concentração, ou seja, nunca chegue perto dependendo do que eu estiver ouvindo, rs!  Tenho playlists específicas para algumas atividades.

_MG_47021

Vania (Planejamento) – A música tem o poder de mudar o meu dia. Gosto de ouvir músicas que remetam bons momentos da minha vida, melhora o meu humor, transforma o meu interior e me torna mais produtiva.

_MG_47071

Takashi (Programador) – Sou Programador da agência e essa função exerce muita concentração, escuto músicas calmas, melódicas e atualmente ouço mais gospel por ser Cristão. Sinto-me mais concentrado e mais próximo de Deus.

_MG_47471

Bruna (Googler) – A música é parte da minha vida, faz parte da minha essência! Ela me energiza, me alegra e torna o meu trabalho mais fluido e muito mais criativo! #sertanejando

_MG_46971

Rogério (Social Media) – A música me deixa mais feliz, diminui o stress, melhora o humor quando estou no trânsito, ajuda na minha concentração quando estou no trabalho.

_MG_47031

Julio (CEO)– A música me inspira e me remete a momentos bons, que apaziguam a minha mente e melhoram o meu potencial criativo.

_MG_47411

Mayra (Direção de arte) – Pode parecer clichê demais quando digo que respiro música, vou para o trabalho ouvindo minhas seleções, trabalho o tempo todo com um bom fone de ouvido, com os mais variados gêneros musicais e playlists.

_MG_47061

Bob (Design) – As minhas lembranças mais antigas são momentos que eu questionava se a música realmente era feita por pessoas de carne e osso… Achava surreal demais. Como uma sequência rítmica pode alterar o humor e trazer sentimentos tão diversos?  Desde então uso música para estimular tudo que faço. Não consigo imaginar trabalhar sem música. Meus headphones são tão importantes quanto o monitor, mouse e teclado!

Postado por: Cento e Vinte  | www.centoevinte.com.br

0 Comentários




Deixe o seu comentário!