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CONVENÇA PELA ESCASSEZ – NÃO SEJA O ÚLTIMO A LER ESTE ARTIGO! CENTO E VINTE

Ficou curioso em ler com esse título, né?

Essa intenção! Para podermos falar sobre gatilhos mentais de escassez!

Os gatilhos mentais estão entre as mais poderosas ferramentas de marketing. Quando bem utilizados são capazes de alavancar resultados.

O conceito ganhou popularidade no mundo em 2012, a partir da obra do PhD Robert B. Cialdini, “As armas da persuasão”.

No livro, o autor relata a questão da influência e mostra como nosso cérebro reage a determinadas ações e palavras e como somos persuadidos.

Ele utiliza seis princípios para descrever as armas de persuasão, que podemos chamar de gatilhos mentais. São eles:

  • Reciprocidade
  • Compromisso e coerência
  • Prova social
  • Afeição
  • Autoridade
  • Escassez

Aqui vamos focar no gatilho mental de escassez, algo muito interessante para quem quer vender mais.

Gatilhos mentais: o poder da escassezcento-e-vinte-Convença pela escassez - Não-seja-o-último- a-ler-este-artigo!-

A palavra “escassez” pode ser definida como a qualidade de algo que é escasso. Situação de pobreza ou aperto. Um sinônimo bem comum é “carência”.

E por que escassez?

O que acontece é que assim que sabemos que algo pode acabar, faltar ou ser perdido, passamos a desejá-lo e valorizá-lo. Até mesmo aquilo que nem possuíamos ou não nos atraía antes.

Sabe aquela história de que só valorizamos quando perdemos?

É bem por aí.

E isso acontece por um simples motivo: porque nós não suportamos o sentimento de frustração. Ele é altamente incômodo para nós.

Pense na última vez que você se sentiu frustrado.

Horrível, não é?

É justamente pelo medo desse sentimento que o gatilho mental de escassez pode atuar em benefício de sua empresa, de modo a fazê-la vender mais.

Isso pode até já ter acontecido com você em algum momento quando queria comprar algum produto ou serviço e ele se esgotou antes de sua decisão de compra.

O sentimento que deve ter ficado dentro de você talvez tenha sido algo como nunca poderá desfrutar dos benefícios e mudanças que esse produto ou serviço poderia ter trazido em sua vida.

Usando o gatilho mental para vender mais

Não é difícil encontramos exemplos por aí do uso do gatilho mental da escassez com o objetivo de vender mais.

Ele é utilizado à exaustão em chamadas do tipo: “Vagas limitadas!”, “Venha antes que acabe!”, “Poucas unidades!”, “Últimas unidades!”. “Só hoje!”, “Acaba amanhã!”, “Resta apenas um em estoque!” e por aí vai.

Justamente por estar tão presente em nosso dia a dia que, ao longo do tempo, sua força foi se perdendo e nos exigiu mudanças, usar mais da criatividade para ter mais resultados.

Então você pode utilizar alguns tipos de gatilhos mentais de escassez, como:

  • de tempo – que é aquela utilizada quando o tempo é limitado e está se esgotando.

A ideia é que se o consumidor não fizer a compra naquele momento, nunca mais poderá fazê-la.

  • de exclusividade – só a pessoa ou poucas pessoas conseguiram ou poderão obter aquele serviço ou produto.

Uma boa ideia é unir a escassez do tempo com a de exclusividade. Por exemplo: “compre a linha especial x até meia noite, depois ela sairá de catálogo”.

  • de bônus – quando a pessoa compra um produto ou um serviço, como um curso por exemplo, junto ela recebe como brinde diversos outros cursos ou e-books que teriam um valor maior separados.

E pode ser oferecido para apenas um número limitado compras.

Essa é uma boa estratégia para influir na tomada de ação da compra.

  • de vaga – quando é, por exemplo, em um curso ou workshop em espaço físico, o limite de vagas é a capacidade que o local atende.

Assim, quando a pessoa sabe que as vagas estão esgotando, o senso de urgência é acionado.

Essa estratégia também pode ser utilizada em cursos on-line, quando é desejado que seja algo para poucos e quase como uma mentoria ou que dê atenção exclusiva aos participantes.

Há, ainda, muitas outras formas de trabalhar os gatilhos mentais de escassez para vender mais. É preciso utilizar a criatividade e o poder de persuasão para atrair clientes.

Mas, cuidado, para trabalhar com esses gatilhos mentais com sabedoria para manter sua autoridade e sua confiabilidade inabaladas!

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas de marketing para seu negócio.

Que a força esteja com você!

Até a próxima!
Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

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