O que é transmídia?

A gente consome informação o dia todo por meio de diferentes plataformas de mídia. Ouvimos rádio, vemos televisão, acessamos redes sociais e sites de internet, por exemplo.

Essas amplas possibilidades de consumir e transmitir mensagens fizeram surgir novas possibilidades no marketing e comunicação.

E uma delas é a transmídia, uma forma de aproveitar todas essas possibilidades em variados canais.

cento-e-vinte-transmidia (1)Entendendo a transmídia

Para explicar transmídia, vamos primeiramente explicar o conceito de convergência.

Convergência seria a transmissão da mesma informação, no mesmo formato, em diversos canais. Pode ser uma imagem ou um vídeo.

Podemos usar de exemplo a Netflix. Você assiste ao mesmo conteúdo na TV, no tablet, no computador, no celular. Com o Spotify acontece o mesmo.

O nosso tablete e nosso celular também é outro exemplo de convergência. Neles há a calculadora, que também está presente no computador e o próprio aparelho calculadora. Tem ainda uma câmera, que pode ser encontra como simplesmente câmera fotográfica sem a necessidade de um dispositivo móvel. E por aí vai.

Já uma estratégia transmída não replica o mesmo conteúdo em diferentes canais, pelo contrário.

Ela divulga conteúdos diversos, porém relacionados, com formatos específicos nos diferentes canais disponíveis.

Como exemplo podemos citar o mundo dos HQs que tem histórias próprias. Daí vira desenho, filme ou mesmo jogos de videogame. Por mais que algumas histórias se repitam, cada formato tem sua vida própria e sua sequência independente.

Outro exemplo é a narração de um jogo de futebol que pode ser assistida pela TV, pelo rádio ou pela internet.

Na TV você vê imagens e escuta a narração, os comentários, os repórteres em campo entrevistando ou acompanhando de perto as ações. No rádio você escuta o locutor e imagina de acordo com sua narração os lances ou escuta os comentaristas e os bastidores. Já na internet, se não for por imagens de câmeras, você acompanha a atualização por escrito dos principais lances.

Assim, são utilizados diferentes canais para a construção de uma história mais ampla.

É possível consumir apenas uma ou mais mídias e ver a história parcialmente ou consumir todos e ter a visão total e todas as versões, a depender do tipo de conteúdo.

Essa é uma estratégia que não é utilizada apenas nos estúdios de cinema, HQs etc. Os veículos de comunicação também usam cada vez mais para atingir o público mais jovem, no caso de transmitir uma mensagem nas redes sociais.

A transmídia e o marketing de sua empresa

A trasmídia não está disponível apenas para os grandes da comunicação e pode ser adotada em sua estratégia de marketing.

Se bem realizada, aumenta o engajamento de sua audiência, aproxima seu público-alvo e aumenta a fidelização.

É possível unir as diferentes plataformas para uma ação de divulgação de sua marca ou produto.

Por exemplo utilizar uma ação na qual você conta uma história, relacionada à sua empresa, sua marca ou seu produto.

Aqui você pode utilizar recursos do storytelling e a jornada do herói para transformar essa história atraente para seu público, com cada mídia de seu modo.

Você pode dividir a história em diversos fragmentos e publicar em diferentes canais e redes sociais de forma que elas se completem e o usuário necessite acompanhar todas as plataformas para entender ela por completo, mas que se faça entendida, que faça sentido em cada um desses canais quando lida/vista à parte.

Nesse momento haverá sempre um convite ou gatilho que permita a audiência acessar esses outros canais.

Assim, quem quiser acompanhar o todo, movido pela curiosidade, poderá fazê-lo com facilidade.

Vale lembrar que essa é apenas uma das inúmeras possibilidades proporcionadas pela variedade de canais de mídia que dispomos.

Com criatividade é possível realizar ações de grande impacto e resultados mesmo para negócios locais.

A forma como a estratégia será adotada e os canais utilizados irá depender sempre, é claro, de seus objetivos e público-alvo.

Assim como você, seus consumidores também acessam diferentes mídias durante o dia. Aproveite esse fato para conquistá-los e encontra-los independentemente do canal que eles usam.

E para ter acesso a mais dicas de marketing para seu negócio continue acompanhando nossas redes sociais.

Que a força esteja com você!

Até a próxima!

Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

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