Vai comprar um domínio? Não deixe esta falha acontecer!

No marketing digital existe uma série de estratégias de promoção que podem ser utilizadas para alcançar os resultados esperados.

É preciso, porém, cuidados em diferentes aspectos da implementação para que tudo saia como o planejado.

Na utilização de hotsites e ações especiais, por exemplo, é preciso ter cuidado redobrado com a compra do domínio.

Uma URL possui um tempo de validade. Se não renovada após seu vencimento, ela fica disponível ao público. Ou seja, uma outra pessoa pode comprar esse domínio.

Algo nesse sentido aconteceu com a Heinz em sua embalagem de ketchup vendida na Alemanha.

Estratégias de promoção: a importância do domínio 

A Heinz é uma empresa alimentícia americana conhecida pelo ketchup, maionese e outros molhos de forte presença global.

Entre 2012 e 2014, a companhia realizou uma ação promocional na Alemanha a qual os consumidores poderiam acessar um hotsite por meio de um QR Code impresso embalagem.

Com o término da promoção, o link foi deixado de lado. E, após vencimento do período de detenção do domínio, ele não foi renovado e, assim, liberado para que outras pessoas pudessem comprá-lo.

E foi isso que a equipe do Fundadora, um portal pornográfico da Alemanha, fez em 2015! E o mais curioso que não foi proposital!

Mas o domínio foi comprado e o QR Code direcionada para o site de conteúdo erótico deles.

Quem descobriu isso foi um consumidor de ketchup Heinz, Daniel Korell, que testou o código anos depois da promoção. Por acaso o ketchup em questão era apimentado (hot).

Apesar de já ter finalizada a promoção, muitas pessoas ainda deviam ter esse produto em casa, uma vez que a data de validade é longa.

Korell postou um texto para a empresa no Facebook contando do ocorrido e logo foi respondido com pedidos de desculpas e oferecendo a troca do produto.

Já o site ofereceu um ano de assinatura grátis a ele e, além disso, se comprometeu em tirar o site do ar e trocar o domínio, porque, por mais que pudessem se beneficiar dessa história, bom senso eles têm.

Embora o caso tenha sido superado, poderia ter trazido consequências desastrosas para a marca por um erro básico.

Quando uma empresa utiliza um domínio em suas estratégias de promoção é preciso ter em mente que sua marca ficará associado a ele.

Sendo assim, não é possível descuidar do endereço mesmo ao fim da ação. É preciso evitar que problemas como esse ocorram e manter o domínio por um certo tempo além.

Uma alternativa é manter o hotsite on-line com informações do término da promoção e direcionando ao site principal da empresa.

É com atenção e cuidado aos detalhes que você evita erros no marketing digital, simples ou não, mas que podem trazer consequências profundas a sua empresa.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nossas redes sociais e tenha acesso a mais dicas de marketing para seu negócio.

Que a força esteja com você!

Até a próxima!

 

About the Author

centoevinte
administrator

No Comments

Give a Reply

© Todos os Direitos Reservados à Cento e Vinte - Conversão Digital - 2017.