Como vender uma caneta?

No sucesso do cinema “O lobo de Wall Street”, há uma cena icônica que serve de exemplo a todos aqueles que trabalham com vendas.

Nela, o personagem principal, Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio, é um corretor de ações que pede para membros de sua equipe venderem uma caneta a ele.

O sucesso dessa cena foi tanto que atualmente a questão “como vender uma caneta” é utilizada até mesmo em processos seletivos.

cento-e-vinte-como-vender-uma-caneta (1)Estratégia de vendas: meios para “vender uma caneta”

A situação é desenvolvida da seguinte forma:

O potencial vendedor solicita ao personagem principal que escreve seu nome em um papel.

Mas ele não tem uma caneta pra escrever. Ou seja, o vendedor criou, assim, uma necessidade.

Criar a necessidade e oferecer uma solução eficaz é uma das principais estratégias de vendas utilizadas no mercado.

E isso por um simples motivo: ela funciona.

Mas nem sempre a situação é tão simples quanto a retratada no filme. Afinal, produtos e serviços costumam ser mais caros e complexos que uma caneta.

Para que o vendedor seja capaz de criar uma necessidade real ligada a uma solução para seu cliente é preciso primeiro conhecê-lo.

É tudo uma questão de estratégia de vendas.

Para isso é importante que a estratégia de venda seja pautada, inicialmente, em mais ouvir do que falar. Mais perguntar que responder.

Com as perguntas corretas você passa a conhecer seu potencial cliente, a compreender seus anseios, gostos, problemas e expectativas.

Nunca é demais lembrar o conceito moderno de venda que trata não de simplesmente vender um produto ou serviço, mas a experiência do consumidor.

Essa transformação provocada pela experiência procurada irá variar de pessoa a pessoa e, por isso, não possui uma fórmula única a ser aplicada.

Por isso, saber perguntar e saber ouvir é uma habilidade essencial para aqueles que trabalham com vendas.

A partir das respostas dadas é possível realizar, inclusive, outras mais elaboradas com algum conhecimento sobre seu prospect para saber ainda mais sobre ele.

Após ouvir e compreender as necessidades e anseios dele, lembre-se que vender se trata de contar um história de forma eficaz.

Conquiste seu cliente trabalhando as informações coletadas, a necessidade criada e a transformação gerada.

Assim, sua estratégia de vendas permitirão a você vender uma simples caneta, mesmo quando ela não é um objeto de desejo.

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Até a próxima!

Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

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