Como escolher uma agência para criar sua estratégia digital?

Realizar a terceirização do marketing digital de seu negócio é uma excelente saída para quem busca os melhores resultados.

Uma agência digital é focada e especializada nas práticas de marketing e estará pronta para contribuir nos resultados de sua empresa.

No momento de contratar uma agência de marketing, porém, é comum surgirem dúvidas de qual das inúmeras opções do mercado escolher.

É preciso cuidado. Uma tomada de decisão errada nesse momento pode gerar prejuízos e elevados níveis de estresse.

Para que isso não aconteça com você, separamos algumas dicas sobre como escolher a agência ideal que cuide de seu marketing digital.

cento-e-vinte-como-escolher-uma-agencia-para-criar-sua-estrategia-digital (1)Acertando na contratação da agência de marketing

1.     Entenda as suas necessidades

Antes de escolher a agência que irá prestar os serviços de marketing digital para sua empresa é preciso entender suas necessidades.

Tenha claro quais seus objetivos e expectativas e, no momento de sua pesquisa, lembre-se de levá-los em conta na avaliação.

Quanto maior a clareza aqui, menores serão as chances de frustração.

2.     Entenda a comunicação

As agências digitais possuem a capacidade de atender empresas que estão distante fisicamente.

Para prestar o atendimento utilizam ferramentas, como o Skype, Google Hangout, entre outras.

É importante que antes de realizar a contratação de uma agência entenda como se dá a comunicação entre as partes.

Quanto maior a clareza for menores serão as chances de ruídos que atrapalhem o desenvolvimento do trabalho.

3.     Solicite cases em seu segmento

Uma das formas de se descobrir se um prestador de serviços é o ideal para a terceirização do marketing digital de sua empresa é conhecendo seus trabalhos anteriores.

Na fase de pesquisa questione se a agência digital possui cases de atendimento a outras empresas do segmento igual ou semelhante ao seu.

Em caso positivo, avalie o que lhe foi apresentado e verifique se os resultados estão em conformidade com suas expectativas.

Esse, sem dúvidas, é um ponto a favor, mas não precisa ser decisivo.

Caso a empresa candidata não tenha clientes em seu segmento, mas apresente excelentes resultados, pode ser uma boa aposta.

4.     Verifique os serviços oferecidos

Existem agências especializadas em marketing de conteúdo, outras em publicidade paga. Há também aquela que foca no desenvolvimento de sites e identidade visual.

Tem ainda aquelas que são capazes de oferecer todos esses serviços com qualidade.

Antes de fechar um negócio, verificar quais serviços as candidatas são capazes de oferecer é fundamental.

Assim, você saberá exatamente o que esperar e o que pode ou não exigir durante a parceria.

5.     Verifique se há um nicho de especialização

Atualmente uma solução muito comum para negócios tem sido focar e se especializar em um nicho de mercado.

Nas agências de marketing não tem sido diferente. São diversas as empresas que trabalham focadas em um nicho.

Cabe a você verificar, porém, se essa é uma alternativa interessante ou não para o seu negócio.

Se por um lado o nicho pode trazer resultados em maior velocidade, aquelas de atendimento amplo possuem maior diversidade e criatividade.

6.     Verifique a necessidade de investimento

Durante seu processo de tomada de decisão a necessidade de investimento é um fator de grande importância.

Procure saber antecipadamente o valor de orçamento que possui disponível e verifique quais das opções prometem o melhor custo-benefício.

7.     Verifique se há prazo do contrato

No marketing o tempo de contrato entre as partes, muitas vezes, está atrelado aos objetivos pretendidos.

Em alguns casos podem ser ações pontuais visando uma data especial. Em outros pode ser necessário pensar no longo prazo.

De qualquer jeito é preciso ter em mente que a maioria dos players trabalham com um tempo de contrato mínimo.

Esse, por sua vez, geralmente está relacionado ao tempo que será necessário para as ações gerarem retorno.

Se a ideia é montar uma estrutura digital que faça da sua empresa uma máquina de vendas, fuja de contratos de menos de seis meses.

Esse tempo é inviável para conquistar resultados consistentes.

8.     Verifique certificações e parcerias

No momento de realizar a terceirização do marketing o que você procura é uma empresa capaz de prestar um serviço de qualidade.

Uma das melhores maneiras de saber isso é verificando a existência de certificações bem como das parcerias estabelecidas.

As certificações na área de marketing de empresas, como Google, Resultados Digitais, Hubspot, dentre outros, dão mais credibilidade às agências e demonstram que os envolvidos se empenharam, estudaram e se especializaram em cursos oferecidos por elas.

Além disso, a depender da empresa, pode haver parceria entre a agência e ela, o que traz benefícios ao cliente.

9.     Conheça a agência como um todo

Você precisa conhecer cada funcionário e suas funções dentro da agência.

Já falamos no item 2 que a comunicação pode ser feita a distância, então, não necessariamente precisa estar na mesma cidade ou até no mesmo estado.

E o tamanho dela também não é fator de preocupação, a depender de sua necessidade.

Mas é importante conhecer trabalhos anteriores, reputação, verificar se há algo negativo nas redes sociais ou em sites.

Para saber mais informações sobre a agência, você pode, inclusive, procurar outros clientes e conversar a respeito.

Com o parceiro ideal, suas ações de marketing de conteúdo e marketing digital irão levar sua empresa mais longe.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a mais dicas e informações de marketing para seu negócio.

Que a força esteja com você!

Até a próxima!

Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

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