Choose your layout

Color scheme

Por que o marketing PRECISA acompanhar a tecnologia?

O desenvolvimento da tecnologia da informação vem trazendo mudanças profundas para a humanidade.

É quase impossível, atualmente, imaginarmos a vida sem essas novas soluções.

Por exemplo a internet que, desde os anos 1990, com a explosão de computadores pessoais que chegaram na casa das pessoas e trouxe um mundo novo de possibilidades que perdura até hoje.

Tanto é assim que é difícil só de pensar em vivermos sem.

É só olhar ao redor. Olhar para o mundo. A gigantesca quantidade de pessoas que a utilizam diariamente e também sua influência direta na vida cotidiana.

E quando estamos desconectados, parece que ficamos alienados do mundo, sem informações, sem contato com as pessoas.

E o marketing não está de fora. Ele caminha junto com esse desenvolvimento tecnológico e traz novidades constantes, conforme a tecnologia também o faz.

cento-e-vinte-por-que-o-marketing-precisa-acompanhar-a-tecnologia (3)A tecnologia e o marketing digital

Alcançando cada vez mais usuários ao longo do ano, a rede mundial de computadores trouxe uma primeira grande mudança para o marketing.

É o marketing digital, que se utiliza do ambiente on-line para divulgar empresas, marcas, serviços e produtos.

No começo era como se fosse uma reprodução de outras mídias: se pagava e se publicavam anúncios.

Eis que, com a chegada da web 2.0, mais precisamente com a chegada das mídias sociais, esse mundo mudou completamente!

A partir desse momento e até hoje, o principal não é mais sobre anunciar e vender. O foco das empresas hoje deve ser o de criar relacionamentos com clientes e potenciais clientes.

Nessa nova onda o conteúdo e o inbound marketing surgiram como as grandes estratégias de marketing digital.

Sua utilização é como obrigatória para e-mail marketing, blog posts, redes sociais e outras plataformas.

Vale ressaltar que, de acordo com pesquisa Digital AdSpend 2018, promovida pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), a publicidade digital no país cresceu 25,4% em 2017, o que representa R$ 14,8 bilhões ou 1/3 de todo investimento em publicidade por empresas no Brasil.

A expectativa é a de que, dentro em breve, esses investimentos cheguem a superar os valores direcionadas às mídias físicas, algo previsto para ser um acontecimento natural, uma vez que apresenta uma maior efetividade e as pessoas estão cada vez mais conectadas.

Essa é, sem dúvidas, uma excelente mostra de como o marketing se apoia na tecnologia.

E é justamente por isso que aqueles que querem se destacar no mercado e construir estratégias de sucesso devem acompanhar a evolução tecnológica.

E acredite: não é pouca coisa que vem por aí!

Dentro em breve deveremos observar a ascensão e consolidação de tecnologias, como big data, inteligência artificial, realidade virtual etc., que já são ou poderão, inclusive, ser exploradas e utilizadas a favor do marketing digital.

Novas tecnologias para você utilizar o marketing digital nas redes sociais

Big data

O big data, por exemplo, é uma ótima ferramenta de apoio, pois utiliza a grande capacidade de criação e armazenamento de dados para construir análises ricas, ideais para compreender e prever comportamentos e promover maior assertividade nas tomadas de decisões dentro de uma empresa.

Inteligência artificial

A inteligência artificial também não fica atrás.

O uso de chatbots, por exemplo, otimiza a capacidade de comunicação em redes sociais.

Essa é uma ferramenta de relacionamento cada vez mais presente e que cada vez recebe mais investimentos para se modernizar e construir relações e interações com o público de uma forma natural e não transpareça ser apenas um robô conversando.

Realidade virtual

Já é possível postarmos fotos nas redes sociais em 360º. Já andou circulando no WhatsApp um vídeo em 3D.

Em relação às redes sociais e interações, temos o Second Life, jogo on-line de realidade virtual, onde é possível criar uma vida e até mesmo anunciar produtos e marcas reais. Em abril de 2017, o Facebook lançou o Spaces que, quase como o Second Life, os usuários navegavam com seus avatares por imagens e vídeos em 360º.

Há, ainda, uma rede social chamada vTime, iniciativa da Starship, que também lembra o Second Life, onde as pessoas criam avatares e escolher paisagens diversas no sistema para interagir com pessoas de todo o mundo.

E isso é apenas o início do futuro. São apenas alguns dos exemplos de tantas coisas que a tecnologia já fez e está fazendo.

Não temos dúvidas de que novas tecnologias serão constantemente desenvolvidas e influenciarão nossas vidas.

E o marketing, estará presente em todas elas em busca de obter os melhores resultados para as empresas e para as pessoas. Precisamos aproveitar da melhor forma possível!

Gostou deste artigo? Acompanhe nossas redes sociais e tenha acesso a mais dicas, informações e insights sobre marketing digital.

Que a força esteja com você!

Até a próxima!

Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

About the Author

centoevinte
administrator

No Comments

Give a Reply

© Todos os Direitos Reservados à Cento e Vinte - Conversão Digital - 2017.