Clickbait – O que é e por que a sua marca deve tomar cuidado com o seu uso?

No marketing digital existem diversas técnicas utilizadas para atrair os usuários da internet.

Entre elas uma de grande destaque e cercada de polêmicas é o clickbait.

De nome você pode, a princípio, não reconhecer e até mesmo pensar que não conhece, mas, muito provavelmente, você já viu por aí e até mesmo “caiu” nele, mas não sabia que tinha esse nome.

Ficou curioso para saber como funciona?

Nós contaremos a você logo abaixo! Confira.

CLICKBAIT: FISGANDO USUÁRIOS

Está você navegando pelo Facebook ou alguma outra plataforma da internet, quando, de repente, uma manchete prende sua atenção, deixa você curioso a ponto de clicar no link para saber mais detalhes.

É como se estivessem jogando uma isca que atiça sua curiosidade e, por consequência, sua expectativa.

Se você se identificou com a situação, você caiu em um clickbait.

Conhecido como “isca de cliques”, o termo faz referência a um conteúdo on-line que costuma ter por objetivo gerar receita de publicidade.

Para isso, ele procura atrair o maior número de pessoas possível, utilizando manchetes curtas e incompletas, imagens chamativas, dentre outros métodos que sejam impactantes, até mesmo sensacionalistas, deixando, assim, o usuário curioso e interessado em clicar ou compartilhar aquele link.

Para quem está em busca de visitantes no site parece a técnica ideal, certo?

Pois é.

Mas, de forma geral, o clickbait possui uma imagem negativa diante dos usuários de internet.

Isso porque, em sua grande maioria, o conteúdo oferecido não é muito confiável, completou ou relevante.

Aqui, a busca por cliques supera a preocupação com a qualidade.

O incômodo com esse tipo de link é tanto que redes sociais como o Facebook, por exemplo, vêm tomando medidas para inibi-los.

O CLICKBAIT E O MARKETING DIGITAL DE SUA EMPRESA

cento-e-vinte-clickbait-o-que-e-e-por-que-a-sua-marca-deve-tomar-cuidado-com-o-seu-uso (3)O uso de iscas para atrair visitantes pode não ser muito bem-visto, mas a verdade é que ele funciona e é amplamente utilizado, inclusive por grandes portais de conteúdos.

E você pode até utilizá-lo em sua estratégia de marketing digital, desde que com cuidado e moderação para que seu conteúdo não seja classificado como fake news (notícias falsas).

O grande segredo para que sua empresa não seja vista apenas como uma caçadora de cliques é a qualidade do conteúdo.

Seu link pode até ser chamativo desde que não se exceda. Ele deve levar a um conteúdo relevante, de qualidade e que seja associado ao seu negócio, produto ou serviço.

Sua audiência busca algo que seja capaz de fornecer um aprendizado.

Portanto você deve ter muito cuidado com a expectativa que irá causar. Quanto mais alta ela for, maior será a decepção caso ela não seja atendida.

Nesses casos, acredite: você irá perder potenciais clientes que dificilmente voltarão a confiar em sua empresa e, provavelmente, podem, inclusive, deixar de seguir você nas redes sociais.

Por isso, tenha muito cuidado e tenha sempre a moderação e a ética como regras no uso dessa técnica.

Dessa forma, você poderá se valer apenas de seus pontos positivos e irá ver as visitas de suas páginas aumentarem.

Quer ficar por dentro de todas as novidades de marketing digital?

Continue acompanhando nosso blog e nossas páginas nas redes sociais para ter acesso a todos os nossos conteúdos!

Que a força esteja com você!

Até a próxima!

Postado por: Cento e Vinte  | www.centoevinte.com.br

About the Author

centoevinte
administrator

No Comments

Give a Reply

© Todos os Direitos Reservados à Cento e Vinte - Conversão Digital - 2017.