Calendário de pautas – Você tem um?

marketing de conteúdo é, atualmente, a melhor opção para trabalhar sua marca, produtos e serviços na internet.

Por meio dessa estratégia você atrai, engaja, cria relacionamentos, captura leads para, assim, ter maior possibilidade de convertê-los.

Não é à toa que empresas de todos os tamanhos e segmentos investem cada vez mais na produção de conteúdo como parte da estratégia de marketing.

Mas, para gerar os resultados esperados, contar com um bom planejamento é de extrema importância.

E nele incluir, dentre outros itens, um calendário de pautas para os textos a serem criados e postados em seu blog.

O CALENDÁRIO DE PAUTAS E O MARKETING DE CONTEÚDO

cento-e-vinte-calendario-de-pautas-voce-tem-um (3)Antes de entender a importância de contar com um calendário, é preciso compreender sobre o que é uma pauta.

De maneira geral, podemos definir uma pauta como o tema/assunto que será desenvolvido em um artigo.

Além disso, é importante que ela contenha as especificações, como persona a que o texto se destina, para qual etapa do funil, linguagem utilizada, CTA desejada etc.

A pauta funciona como um mapa que irá direcionar o trabalho do redator para que o artigo alcance as expectativas.

Quando falamos de marketing de conteúdo, sabemos que o bom planejamento é fundamental, certo?

Sem planejar adequadamente, dificilmente ou mesmo até podemos dizer que seja impossível saber onde exatamente chegar e quais passos dar para alcançar esse objetivo. A chance de ficar pelo caminho é grande.

E esse planejamento não deve focar apenas nos canais, mídias e formatos que serão utilizados, mas também nas pautas.

É aí que entra a elaboração do calendário, que permitirá construir um conteúdo para sua empresa de maneira estratégica e certeira.

Quanto tempo esse calendário deve abarcar?

Pelo menos seis meses.

Mais do que isso corre-se o risco de perder relevância em um mundo tão volátil.

No momento de elaboração desse calendário, é importante considerar os objetivos, mas também fatores internos e externos, além de tendências.

Isso significa que essa não é uma ação simples ou que será feita em poucos minutos.

E também não quer dizer que esse calendário não possa sofrer alterações para incluir textos ainda mais imediatistas.

Porém, realizar um rascunho e a todo instante mudar as pautas programadas é um “não planejar”.

E, quando isso ocorre, sua empresa entra em um modo reativo e pode perder oportunidades, tempo e dinheiro.

O ideal é que a elaboração do calendário de pautas ocorra junto com a equipe de planejamento, para as outras ações programadas casarem com as pautas de textos para blog, de modo a realizar um marketing de conteúdo mais eficaz.

Assim, seus conteúdos estarão em total sintonia com os objetivos e estratégias da sua empresa para o período.

E você investe melhor seus recursos e faz o marketing trabalhar em prol de seus resultados efetivamente.

COMO MONTAR O CALENDÁRIO DE PAUTAS?

Contar com o auxílio de uma agência de marketing digital ajuda muito e faz toda a diferença para todo o planejamento estratégico de ações para a sua empresa.

Os especialistas estão sempre por dentro das melhores estratégias, conhecem o ambiente digital, monitoram tendências, não agem por impulso ou achismos, mas, sim, com estratégia e conhecimento.

Se a sua empresa não possui internamente um profissional capacitado e dedicado para cuidar do marketing de conteúdo ou mesmo não possui uma agência de marketing, procure parceiros.

marketing de conteúdo gera resultados. Basta, para isso, que seja bem planejado, construído e trabalhado.

Gostou deste artigo? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas dicas para o marketing de conteúdo de sua empresa.

Até a próxima!

E que a força esteja com você!

Postado por: Cento e Vinte  | www.centoevinte.com.br

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