Comece a planejar sua Black Friday desde já!

Comece a planejar sua Black Friday desde já (1)

Embora seja uma invenção genuinamente norte-americana, que marca a primeira sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, a Black Friday, há alguns anos, faz sucesso no Brasil.

A primeira edição por aqui ocorreu em 2010 e se limitou a algumas lojas do comércio eletrônico.

De lá para cá, houve um aumento gradual do interesse de varejistas e do público, chegando a marcas impressionantes.

Em 2016, esse evento foi o responsável pela segunda maior venda do e-Commerce brasileiro, movimentando, de acordo com o e-Bit, cerca de R$ 2 bilhões, um crescimento de quase 30% em relação ao ano anterior.

Para que sua marca, este ano, também possa aproveitar a data, você precisa começar seu planejamento desde já!

Então marque aí no seu calendário: A Black Friday será no dia 24 de novembro.

COMO PLANEJAR A BLACK FRIDAY PARA CONVERTER LEADS? Comece a planejar sua Black Friday desde já (2)

A verdade é que a Black Friday é uma excelente oportunidade para converter os leads que você atraiu durante o ano – em suas páginas nas redes sociais, anúncios pagos ou mailing list que você alimenta constantemente –, bem como aumentar a sua base de clientes fidelizados.

A proximidade da data ao Natal e os descontos oferecidos são, muitas vezes, o empurrão que seus leads precisavam para criar o desejo e a necessidade de compra.

Eles sabem que você é especialista em seu segmento, chegou o momento de conhecerem também a qualidade de seus produtos.

Para isso, um bom planejamento, visando à excelência e agilidade do atendimento, e a criação de expectativas não podem ficar de fora de sua estratégia.

Em seu planejamento, você já deve ter definido em que momento você iniciará sua Black Friday. Se somente a partir da meia-noite do dia 24, se logo na quinta-feira à noite, ou mesmo se pretende que dure o fim de semana todo, por exemplo.

E, assim, monte campanhas de anúncios para e-mail e as redes sociais de forma alinhada com sua estratégia.

Criar um diferencial para chamar a atenção do público que receberá muitos anúncios de outras empresas é uma boa maneira de você se destacar da concorrência.

Lembre-se: seus consumidores terão apenas um dia para comprar, por isso, tudo deve sair de forma perfeita.

Confira nossas 4 dicas para você começar a agir AGORA e faça dessa data um sucesso para o seu empreendimento.

4 DICAS PARA SE PREPARAR PARA A BLACK FRIDAY 

  1. COMPREENDA O QUE O MERCADO QUER 

Hoje, a “sexta-feira do desconto” é um fenômeno que conta com ampla participação de lojistas, digitais ou não.

Conseguir se destacar em meio à imensa variedade de opções é um desafio.

Para superar sua concorrência, é preciso compreender e oferecer o que o mercado quer, ou seja, você precisa conhecer a fundo seus leads, suas necessidades e expectativas.

Quanto maior o número de informações sobre seus potenciais clientes, maiores as chances de estruturar campanhas de sucesso.

  1. CRIE EXPECTATIVA 

Após entender o que seu público espera da sua empresa e da Black Friday, é hora de gerar expectativas.

O ideal é que as ações que visam a esse objetivo sejam pensadas, planejadas e executadas agora, para divulgação posterior, quando estiver próximo à data, de forma a não cansar a audiência.

Suas redes sociais e o uso de e-mail marketing de forma estratégicas são excelentes meios para você divulgar suas promoções de produtos e serviços.

  1. INVISTA NA INFRAESTRUTURA 

Por concentrar os descontos em apenas um dia, a Black Friday cria um senso de urgência único nos consumidores.

Isso significa que seu site provavelmente receberá um grande número de visitas em um curto período de tempo.

Caso seu servidor não aguente e o site saia do ar, você perderá valiosas oportunidades de vendas, e seu concorrente estará a apenas um clique de distância.

Se sua loja virtual já teve problemas para suportar o tráfego em datas de baixa procura, invista na sua estrutura e em soluções.

Para garantir que nada saia errado no dia, é recomendado realizar uma série de testes que reproduzam condições adversas, levando em conta o desempenho do site em diferentes dispositivos.

Não se esqueça de incluir em sua estratégia os dispositivos móveis! Cada vez mais cresce a finalização de compras e transações feitas pelo celular. E a Black Friday colabora para isso.

Para o atendimento, duas formas de contato que facilitarão tanto para sua empresa quanto para o público são: o chat online no site e o telefone, que você pode colocar um número exclusivo para aquele período.

Invista nesses sistemas e tenha uma equipe de suporte dedicada e preparada para o atendimento nesses canais de modo a tirar dúvidas dos consumidores durante todo o período de ofertas, garantido respostas rápidas e resolvendo os problemas de imediato.

  1. EVITE AS MÁS PRÁTICAS 

Você já deve ter ouvido por aqui as pessoas apelidarem o evento de “Black Fraude”.

Esse nome pejorativo é fruto das más práticas de algumas empresas nos anos anteriores, como aumentar o preço dos produtos semanas antes da data principal.

Atualmente, além da fiscalização dos órgãos de defesa dos consumidores, existe uma série de iniciativas de combate a essa práticas.

O principal, porém, é ter a consciência de que o consumidor não é bobo e não gosta de ser enganado.

Além disso, ele tem acesso ao gráfico que mostra as alterações de preço de cada produto. Isso mostra mais uma vez como ele está antenado.

Faça promoções reais, com descontos interessantes e dentro de sua capacidade; deixe as informações sobre preço, produtos e taxas sempre claras.

É a imagem de sua empresa que está em jogo, por isso, cuidado, transparência e ética nunca são demais.

Se as pessoas não tiverem uma boa experiência, elas não vão comprar de você e farão críticas negativas que chegarão a outras pessoas.

São dicas simples, mas que, se aplicadas, irão garantir que sua Black Friday alcance resultados ainda melhores.

Aproveite e faça da sexta-feira mais aguardada do ano um momento para converter leads e incrementar seus resultados.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a outras dicas para aprimorar o marketing digital de seu negócio.

Até a próxima!

Postado por: Cento e Vinte  | www.centoevinte.com.br

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