Você é o seu maior concorrente!

Você é o seu maior concorrente (2)

Em um mercado altamente competitivo, encontrar formas de como se destacar da concorrência são motivos de preocupação e foco nas empresas.

Entre as ferramentas mais utilizadas nessa missão está o benchmarking, um processo de estudo e análise das melhores práticas do mercado aplicadas pela concorrência. E, com isso, buscar uma forma de melhorar e reinventar.

Vale dizer que inovação não é criar algo novo, é a melhoria contínua.

E as empresas ficam, em sua maioria, muito preocupadas e focadas em olhar para os concorrentes e se basear no que eles estão fazendo. Mas nem sempre esse é o caminho certo a seguir.

Não que o benchmarking não seja importante.

Mas e se pensássemos um pouco diferente e abríssemos nossa mente e, em vez de olhar os outros, ou focarmos todos os esforços nos concorrentes, e passássemos a olhar mais para nós mesmos?

COMO SE DESTACAR DA CONCORRÊNCIA DE FORMA INTELIGENTE? Você é o seu maior concorrente (1)

Não estamos dizendo com a afirmação que não é preciso estar atento ao que ocorre no mercado, pelo contrário.

Você deve, sim, utilizar essa ferramenta para analisar o concorrente, mas para você se destacar, é preciso, antes de tudo, superar a sim mesmo.

Você é o seu maior concorrente!

Seu olhar deve ser voltado ao seu produto, associado ao pensamento: “Como fazer meu produto ficar ainda melhor e os meus clientes achá-lo superior à concorrência?”.

E aqui entra uma dica-chave: É fundamental saber ouvir o seu cliente e entender as reais necessidades e expectativas.

Quanto mais você conhecer a fundo seu cliente, maiores serão as chances de sucesso na conquista desse público e de evolução à sua marca.

UTILIZE AS CRÍTICAS A SEU FAVOR 

A internet deu voz aos consumidores que, quando frustrados, não se furtam do direito de se manifestar nas redes sociais e canais específicos para fazer sua crítica.

E você não pode ignorar essas críticas em momento algum! O cliente que mais te ajuda é aquele que está criticando.

Encarar as críticas como oportunidades.

Através delas que você descobrirá suas falhas e pontos a melhorar, possibilitando o aprimoramento constante de seu empreendimento.

Mas nada de pensar: “Ah, é só um cliente, os outros não estão criticando”.

Para cada cliente que exerce seu direito de crítica, há dezenas de outros insatisfeitos que preferem ignorar sua empresa e não perder tempo em criticá-la. Mas também têm o mesmo pensamento negativo.

Faça o trabalho interno e pesquise com seus clientes os pontos a serem melhorados sobre sua empresa, sua marca e seu produto. Esteja aberto a receber críticas.

Assim você estará de mente aberta para enxergar como melhorar a experiência das pessoas em relação à sua marca e ao seu produto. Um passo à frente no destaque da concorrência.

Foque na sua empresa, seus processos e produtos e ouça seus clientes! Perceba-se como seu maior concorrente e buscar sempre evoluir e melhorar.

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais! Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!

Que a força esteja com você!

Postado por: Cento e Vinte  | www.centoevinte.com.br

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