Precificação – É melhor vender barato ou caro?

Precificação - É melhor vender barato ou caro02

Uma das etapas mais importantes no planejamento de qualquer negócio é a precificação dos produtos ou serviços que serão comercializados.

É preciso chegar a um denominador comum que ao mesmo tempo que interessante para o seu público, seja capaz de cobrir seus custos e atingir a expectativa de lucro.

Se nesse momento você, assim com muitos empreendedores, tem a famosa e angustiante dúvida sobre, o que é melhor? Vender caro ou barato, fique tranquilo!

Estamos aqui para resolver todas as suas dúvidas e contribuir para a melhor gestão de seu negócio! Bora lá?

BARATO OU CARO: A ESTRATÉGIA DE SUA EMPRESA E A PRECIFICAÇÃOPrecificação -É melhor vender barato ou caro01 

Quando o assunto é precificação a primeira coisa que é preciso ter em mente é que vender seus produtos ou serviços caros ou baratos é questão de estratégia e posicionamento.

Sim! Vender barato é tão difícil quanto vender caro.

Mas, calma! Isso não quer dizer que você deve fechar esse artigo e aumentar seus preços. As dificuldades e desafios existem em ambas opções, porém são diferentes.

Os desafios de vender caro

Para quem tem um negócio vender seus produtos ou serviços a preços elevados é sempre uma alternativa tentadora.

É comum ouvirmos que um produto mais caro provoca a percepção no público consumidor de superioridade diante da concorrência.

Afinal, se está sendo vendido mais caro é porque deve ser melhor, certo?

Essa lógica inverte o processo e leva adoção de estratégias que tendem a naufragar em um mercado altamente competitivo e com consumidores cada vez mais exigentes.

Não é o preço que determina o valor, mas o valor percebido que determina o preço.

Para que seus clientes aceitem a pagar mais por um produto ou serviço é preciso que eles o percebam com um valor correspondente.

Um exemplo clássico é uma famosa marca de computadores e dispositivos mobiles. As pessoas pagam mais nos produtos desta marca, pois a percebem como superior a concorrência.

É possível aumentar a percepção de valor através de ações de marketing de conteúdo? Não apenas é possível como recomendado!

Blog posts, eBooks, vídeos no yotube e outras ações de marketing de conteúdo geram autoridade para a sua marca ou produto, educam e qualificam os consumidores aumentando sua percepção de valor.

Mas, atenção!

A qualidade é fundamental! Se você não cumprir o que promete o consumidor e sairá frustrado da experiência de compra.

O resultado?  Nunca mais irá comprar de sua empresa e fará propaganda negativa para os seus conhecidos.

Sendo assim podemos afirmar que vender caro exige maior investimento em seu produto e nos esforços de comunicação, uma combinação com o potencial de minar a sua lucratividade.

Desafios de vender barato:

Vender barato a primeira vista parece ser mais fácil e, de fato, exige menores investimentos em comunicação.

Com um produto de valor barato as expectativas do consumidor são menores. Caso você seja capaz de ultrapassá-las, haverá mais chances de fidelização.

O grande perigo de vender barato, contudo, é não realizar a precificação da forma correta.

Precificação se faz em base de cálculos. Achismos ou seguir a concorrência é correr o riso de um preço defasado que não permitirá que sua empresa alcance o lucro.

Outro aspecto que é preciso ter em mente ainda é: quando você vende barato, aumentar os preços posteriormente é uma tarefa complicada . Possível, mas extremamente difícil.

Conclusão:

No momento de precificar leve sempre em conta a estratégia de sua empresa, seus objetivos, segmento, público-alvo e claro, seus custos!

Barato e caro são questões de percepção de valor e benefícios que determinada marca irá propiciar aos seus consumidores. Invista na qualidade e deixe o marketing de conteúdo te auxiliar nessa tarefa.

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais! Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!

Que a força esteja com você!

Postado por: Cento e Vinte  | www.centoevinte.com.br

No Comments

Give a Reply

© Todos os Direitos Reservados à Cento e Vinte - Conversão Digital - 2017.