Promoção e desconto – A hora certa e o jeito certo de fazer!

Quem não gosta de uma promoção ou de um desconto?

Essas estratégias de marketing existem há tempos e são consolidadas em ações com objetivo de estimular o consumo de produtos, serviços ou mesmo fidelizar clientes.

Embora ambas as ações estejam relacionadas à diminuição do preço final pago pelo consumidor promoção e desconto não são a mesma coisa.

Para tirar o maior proveito, é importante não apenas entender as diferenças entre cada um delas, mas também como utilizá-las a favor de seu negócio. Bora lá?

Promoção e desconto: pequeno manual prático Promoção e desconto - A hora certa e o jeito certo de fazer!

Para entender a diferença entre promoção e desconto, é importante, em primeiro lugar, definir o que é um e o que é o outro:

• Desconto:

Sabe quando um cliente está quase realizando uma compra e, para matar a venda, você oferece uma redução do valor normal de seu produto ou serviço? Isso é um desconto.

O desconto é uma solução de curto prazo, geralmente válida apenas naquele momento de concretização da venda.

• Promoção:

É uma campanha destinada a promover um ou mais produtos ou serviços perante seu público-alvo com o objetivo de aumentar suas vendas.

Nesses casos, veicular peças publicitárias é fundamental para a divulgação.

O período de permanência de uma campanha é variado. Pode ser de um ou vários dias, conforme sua necessidade.

Agora que já sabemos a diferença entre um e outro, vamos ao que interessa: COMO e QUANDO utilizá-los!

O desconto, o estímulo ao consumo e a fidelização de clientes

Embora o desconto possua um grande potencial para estimular o fechamento de uma compra, deve ser sempre utilizado com cuidado. O abatimento indiscriminado sobre os valores de um produto podem estrangular a margem de lucro ou mesmo gerar prejuízos.

É preciso programar e definir com clareza em quais situações o uso do recurso é possível, bem como o máximo de percentual que poderá ser aplicado.

Um bom exemplo de uso racional do desconto é quando ele está associado ao consumo de um determinado valor. Dessa forma você estimula seu cliente a gastar mais e não compromete suas finanças.

Outra circunstância que a aplicação pode ser interessante é quando há algum item “encalhado” no estoque. Nesses casos, é plenamente aceitável reduzir suas margens de lucro.

Mas, além de estimular o consumo, o desconto também pode ser utilizado com o objetivo de fidelizar clientes. Somado com qualidade e um atendimento campeão, seu cliente está no papo.

As promoções e o consumo

É possível realizar promoções para cumprir diferentes objetivos, como: a divulgação de um novo produto ou serviço, promover a marca, fidelizar clientes, “limpar” estoque, atrair novos clientes, entre outros.

A promoção deve ser uma ação bem planejada. É preciso definir:

• Objetivos;
• Produtos ou serviços que farão parte da campanha;
• Público-alvo que se pretende atingir;
• Tempo de duração;
• Canais de divulgação.

Nesses casos, o marketing digital pode ser de grande auxílio para aumentar a exposição, além de:

• Anúncio no próprio site de sua empresa;
• Postagens em redes sociais;
• Disparos de e-mail marketing;
• Produção de vídeos no YouTube;
• Anúncios pagos espalham sua mensagem pelo mundo.

Abaixo, 3 grandes cuidados que você deve tomar antes de iniciar sua campanha.

O 1º deles é precificar corretamente. A não ser em situações específicas, como produtos perto da validade, não adianta você vender mais por um valor que pouco cobre seus custos.

O 2º é sempre deixar as condições da promoção clara para seus clientes. Todo mundo adora promoção, mas ninguém gosta de se sentir engando (mesmo que não tenha sido). Por isso não vacile e cumpra tudo que estiver nas regras que você estipular.

O 3º diz respeito a estar preparado para atender o aumento da demanda. Nada pior que ver uma campanha de marketing digital vendendo um produto e, ao entrar para comprar, ele está em falta.

Da mesma forma tenha certeza que seus clientes não perdoarão se os prazos de entrega não forem respeitados ou seus canais de atendimento forem insuficientes.

Não prejudique a imagem de seu negócio!

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Que a força esteja com você!

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