COMO RASTREAR AS CONVERSÕES DO FACEBOOK?

facebook-conversao-facebook-ads

O Facebook é a rede social com mais usuários do mundo e a que mais as pessoas passam tempo navegando. Se bem utilizado, é bom para qualquer negócio.

Além da possibilidade de atingir uma grande audiência com seu conteúdo, qualquer fanpage pode veicular anúncios pagos, pelo Facebook Ads, visíveis a usuários segmentados que se encaixam no perfil do seu público-alvo.

É importante analisar se seu Facebook Ads traz esses resultados para você.

Por que fazer o rastreamento de conversão no Facebook?

Calcular corretamente o retorno sobre o investimento (leia mais sobre ROI aqui) é fundamental para medir os resultados alcançados em suas estratégias de marketing digital.

Assim, é essencial que você defina com clareza sua taxa de conversão de acordo com seus objetivos.

Por exemplo, em um e-commerce, um bom índice de taxa de conversão pode ser quantas pessoas efetuaram a compra de um produto anunciado.

Já em uma agência de marketing digital, pode ser quantas efetivaram o cadastro e realizaram o download de um e-book.

Realizando o rastreamento de conversões em anúncios do Facebook

Desde 2013, o Facebook Ads permite que, além da segmentação e alcance, os anunciantes identifiquem o comportamento dos usuários dentro de seu site.

Se você possui uma loja virtual e publica um anúncio de promoção, o rastreamento de conversões possibilita saber quantos daqueles que clicaram em sua publicidade efetivaram a compra.

É ótimo para fornecer a percepção daquilo que realmente funciona ou não. Assim, você consegue fazer ajustes na forma, no conteúdo, na segmentação etc., e seus objetivos são atingidos com mais precisão.

Para ativar essa função em seus anúncios, você precisa configurar o rastreamento, com a criação de um pixel de conversão e colocá-lo nas páginas de seu site.

Um pixel de conversão é um snippet de código que será carregado quando o visitante de seu site realizar uma conversão.

Alguns exemplos:

  • Conclusões de compra;
  • Registros;
  • Leads;
  • Visualização de sua página principal;
  • Adicionar no carrinho.

Para definir em qual página esse código deve ser inserido, você precisa ter claro quais os objetivos de seu anúncio.

O processo é simples. Basta acessar o painel de administração do Facebook Ads, clicar em “Rastreamento de Conversão” e, no canto superior direito, realizar a ação “Criar pixel de conversão”.

Antes de criar o código, a rede social solicita que você informe qual categoria pretende rastrear. E pronto!

O código em Javascript gerado deve ser adicionado entre oeda página que você pretende rastrear as conversões de seu site ou blog.

Para verifica se o procedimento foi realizado de maneira correta, basta atualizar sua página. Se o status mudar para ativo, significa que está funcionando corretamente e apto a criar anúncios que terão suas conversões rastreadas.

No momento de criar sua campanha, você precisa indicar a página do Facebook que gostaria de ativar esse recurso e escolher o pixel de conversão adequado.

Essa ação só é possível de ser aplicada em publicidades fora da rede social. Se seu objetivo é ganhar seguidores ou curtidas, existem métricas dentro do Facebook que fazem um acompanhamento adequado.

Lembre-se de que grande parte do sucesso de uma campanha de marketing digital vem do acompanhamento dos resultados.

Então, bora pôr a mão na massa e acompanhe a eficiência de seus Facebook Ads.

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais! Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário, nós vamos responder mais rápido que a Millenium Falcon!

Que a força esteja com você!

Postado por: Cento e Vinte | www.centoevinte.com.br

No Comments

Give a Reply

© Todos os Direitos Reservados à Cento e Vinte - Conversão Digital - 2017.